Repórter News - reporternews.com.br
Agronegócios
Terça - 25 de Julho de 2006 às 07:11

    Imprimir


Buenos Aires, 24 - Os preços do boi aumentaram hoje 15% no mercado físico da Argentina por conta da paralisação de dezenas de milhares de agricultores e pecuaristas. Eles protestam desde a semana passada contra a política agrícola do governo.

O preço médio do boi no Liniers Livestock Market, em Buenos Aires, maior mercado físico da América do Sul, aumentou de 2,147 pesos o quilo, na sexta-feira, para 2,459 pesos hoje. A paralisação, de quatro dias, liderada pela Confederação Rural da Argentina (CRA), começou sábado e termina amanhã. A entidade diz representar 102 mil pecuaristas e agricultores no país. Um sem-número de outros produtores, associados a outras agremiações, também participam da greve.

Na sexta-feira, o governo pressionou supermercados e frigoríficos a evitar o mercado, de acordo com o presidente da CRA, Mario Llambias. Uma atitude sem precedentes, segundo ele. Cerca de 12.500 cabeças de boi deixaram de ser vendidas. Ao bloquear as compras de animais na sexta-feira, o gado teve que ficar no Liniers até hoje, assegurando que os compradores poderiam adquirir os animais. Ainda não se sabe quantos animais foram vendidos hoje.

Entre outras reivindicações, os pecuaristas querem que o governo coloque fim ao embargo às exportações de carne. Eles protestam também contra uma série de aumentos nos impostos de produção e exportação. As informações são da Dow Jones.




Fonte: Agência Estado

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287607/visualizar/