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Publicidade de alimentos terá várias mudanças em setembro
A partir de 1º de setembro, passam a vigorar novas normas para a propaganda de alimentos e bebidas, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Auto-Regulamentação Publicitária. As normas foram criadas devido ao crescente número de casos de obesidade no País, especialmente em jovens. As mudanças são as seguintes: a publicidade não poderá estimular crianças e jovens ao consumo excessivo de alimentos e bebidas, nem menosprezar a alimentação saudável; serão proibidas frases no imperativo, como "Peça para o seu pai comprar"; alusões a propriedades funcionais dos alimentos e bebidas deverão ser comprovadas; e a propaganda deverá trazer mensagens de incentivo à prática de atividades físicas.
As empresas de alimentos começam a se mexer para atender aos requisitos. "Já estamos marcando uma reunião com nossa agência de publicidade para definir exatamente o que pode e o que não pode ser feito", diz o diretor de Marketing da rede de fast food Bob"s, Flávio Maia. "Vamos lançar novas campanhas este ano e queremos estar dentro das normas."
No momento, as lanchonetes da rede ostentam material de divulgação da Linha Leve, formada por sanduíches menos calóricos e saladas.
"Sempre tivemos estes produtos no cardápio porque achamos importante dar opção aos clientes caso eles queiram uma refeição menos calórica", diz Maia. Segundo ele, os produtos da Linha Leve representam 8% das vendas da rede no País.
A Kraft Foods no Brasil, fabricante de biscoitos recheados e chocolates, entre outros produtos, informou que já possui uma política de comunicação seguida em todos os países onde atua. Essa política inclui normas como não falar diretamente às crianças. Segundo a assessoria da empresa, "a Kraft não anuncia produtos nos intervalos de programas infantis, por exemplo, e realiza ações que estimulem atividades físicas e consumo consciente de seus produtos".
Uma destas ações é o Desafio Trakinas, miniparque itinerante decorado com os mascotes das bolachas recheadas da Kraft, onde as crianças podem realizar atividades físicas.
As empresas de alimentos começam a se mexer para atender aos requisitos. "Já estamos marcando uma reunião com nossa agência de publicidade para definir exatamente o que pode e o que não pode ser feito", diz o diretor de Marketing da rede de fast food Bob"s, Flávio Maia. "Vamos lançar novas campanhas este ano e queremos estar dentro das normas."
No momento, as lanchonetes da rede ostentam material de divulgação da Linha Leve, formada por sanduíches menos calóricos e saladas.
"Sempre tivemos estes produtos no cardápio porque achamos importante dar opção aos clientes caso eles queiram uma refeição menos calórica", diz Maia. Segundo ele, os produtos da Linha Leve representam 8% das vendas da rede no País.
A Kraft Foods no Brasil, fabricante de biscoitos recheados e chocolates, entre outros produtos, informou que já possui uma política de comunicação seguida em todos os países onde atua. Essa política inclui normas como não falar diretamente às crianças. Segundo a assessoria da empresa, "a Kraft não anuncia produtos nos intervalos de programas infantis, por exemplo, e realiza ações que estimulem atividades físicas e consumo consciente de seus produtos".
Uma destas ações é o Desafio Trakinas, miniparque itinerante decorado com os mascotes das bolachas recheadas da Kraft, onde as crianças podem realizar atividades físicas.
Fonte:
Gazeta Digital
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/287819/visualizar/
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