Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Sexta - 08 de Fevereiro de 2013 às 14:42

    Imprimir


O deputado estadual Wagner Ramos (PR), a convite do vereador José Viana (PHS) e presidente da colônia de pescadores, Z-10, de Barra do Bugres, esteve no município e para tratar do assunto que se refere a uma lei que prevê o fechamento da pesca.
 
Wagner Ramos informou que no próximo dia 19 será discutido um novo projeto e que ele tem absoluta certeza que a lei em vigor será reanalisada e que a Assembleia Legislativa conseguirá chegar a denominador comum que possa atender os dois lados. O deputado também fez questão de frisar que vem se esforçando juntamente com outros parlamentares para que seja criada a SEPESCA, para que os pescadores e as pessoas ligadas às atividades pesqueiras tenham uma ferramenta a mais para defender seus interesses.
 
Segundo Wagner Ramos, não será oficializando uma lei impedindo que pais de famílias ganhem o seu pão de cada dia através da atividade pesqueira que irá coibir os crimes ambientais, e nem fará com que os cardumes cresçam ou diminuam. Conforme declarou o deputado, o que se deve fazer é aumentar a fiscalização, é estruturar os núcleos de polícia ambiental em todo o estado, dando condições que não só a Secretaria Estadual de Meio Ambiente (SEMA) possa trabalhar, mas também a Polícia Militar Ambiental.
 
Para Wagner Ramos é inadmissível que uma Polícia Ambiental como a de Barra do Bugres não possa realizar uma patrulha terrestre por falta de viatura, ou sair para um patrulhamento no rio Paraguai e ter que voltar para o quartel remando porque o motor do barco simplesmente pifou.
 
O vereador Zé Viana que é um legitimo representante dos pescadores de toda a região enfatizou que a depredação dos rios da região não é realizada pelos pescadores profissionais porque eles têm a plena consciência de que é dos rios que eles tiram o seu sustento.
 
Segundo Zé Viana a depredação dos rios é feita por pessoas que exercem outras atividades e não estão nem um pouco preocupadas com o futuro. Outros fatores segundo o vereador também contribuem para a diminuição dos cardumes, é o despejo de produtos químicos que em Barra do Bugres é público e notório e toda a população sabe quem promove esta ação, e a emissão de esgoto in natura no rio Paraguai que infelizmente ainda acontece muito.
 
José Viana aproveitou a presença do deputado para solicitar que seja realizado um estudo para que se implante na região de Barra do Bugres um projeto de piscicultura que possa atender os profissionais que, durante o período de defeso, tem a sua renda bastante reduzida. No entendimento do presidente da Colônia Z-10 um projeto bem elaborado de criação de peixes em cativeiro traria muito mais tranquilidade aos associados da Colônia, e evitaria o que ele mesmo nominou como alguns poucos maus representantes dos pescadores de cometerem o crime de pescar no período de piracema.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/28788/visualizar/