Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 23 de Julho de 2006 às 06:30

    Imprimir


O Irã assinalou hoje que as organizações internacionais estão "mortas" e que por isso não reagem à ofensiva israelense contra o Líbano, o que equivale a dar "sinal verde" a Israel em sua campanha.

A afirmação foi feita pelo porta-voz do Ministério de Exteriores iraniano, Hamid-Reza Asefi, em sua entrevista coletiva semanal transmitida pela televisão pública, na qual criticou a ONU e seu Conselho de Segurança.

"Infelizmente, a questão vai além do imobilismo; transformou-se em um apoio e em um sinal verde ao regime sionista (Israel)", disse Asefi, que reivindicou ao secretário-geral da ONU, Kofi Annan, que atue para tirar o organismo deste imobilismo.

Segundo o porta-voz iraniano, a ofensiva israelense, não só contra o Líbano, mas também contra Gaza, foi um plano premeditado.

"Nós contamos com informação de que o regime sionista e os EUA tinham planos nos países árabes e islâmicos", disse Asefi ao comentar a negativa da secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, de pedir um cessar-fogo e aos planos americanos de desenhar "um novo Oriente Médio".

No entanto, Asefi não deu mais detalhes sobre essa suposta informação nem explicou tais planos.

Asefi se referiu ao caso nuclear de seu país e ressaltou de novo a opção da negociação na qual Teerã aposta, destacando mais uma vez o relatório que o Irã apresentará em 22 de agosto sobre a proposta européia de incentivos em troca de suspender o enriquecimento de urânio.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288013/visualizar/