Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sábado - 22 de Julho de 2006 às 09:45

    Imprimir


Os Estados Unidos estão enviando a Israel um carregamento de bombas de alta precisão, que deverão ser lançadas contra sedes do Hizbollah no Líbano, informou neste sábado o jornal americano "The New York Times".

As bombas, guiadas por laser ou por satélite, já haviam sido pedidas em um acordo assinado em 2005, mas a sua entrega em caráter urgente foi reivindicada por Israel nos últimos dias.

Israel tem bombardeado intensamente o sul do Líbano e os bairros xiitas do sul de Beirute, além de outros alvos. A ação já matou ao menos 360 pessoas no Líbano e 35 em Israel.

O acordo de 2005 permite a Israel comprar até cem bombas GBU-28, de cerca de duasneladas. Elas são projetadas para explodir abrigos subterrâneos reforçados e, supostamente, seriam lançadas por caças F-16.

O jornal interpreta a informação como um indício de que Israel pretende prolongar a atual ofensiva contra o Hizbollah.

O "Times" cita um alto funcionário israelense, que disse ontem que os ataques já reduziram à metade a capacidade militar do Hizbollah, mas devem continuar por mais uma ou duas semanas. Segundo a fonte, Israel só interromperá a ação depois de atingir "seus objetivos".

Um porta-voz da embaixada israelense em Washington, David Siegel, confirmou ao jornal que as forças armadas têm utilizado mísseis guiados de precisão, "para neutralizar a capacidade militar do Hizbollah e minimizar o dano aos civis".

No entanto, ele acrescentou que "como norma, não há comentários sobre as aquisições de equipamentos de defesa por parte de Israel".





Fonte: Folha Online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288174/visualizar/