Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 21 de Julho de 2006 às 08:39

    Imprimir


Ta Mok, o antigo chefe militar do Khmer Vermelho e um dos seguidores mais cruéis de Pol Pot, morreu nesta sexta-feira em um hospital militar na capital cambojana. O homem de 82 anos era conhecido como "O Açogueiro" por supervisionar assassinatos em massa durante os quatro anos que o regime ultramaoísta ficou no poder. Ele estava internado no hospital com problemas respiratórios desde o mês passado. Há uma semana ele estava em coma.

"Ta Mok faleceu esta manhã. Era um homem idoso e morreu de causas naturais, dada sua saúde debilitada e seus problemas respiratórios", disse à Reuters o médico Tuoth Nara.

Estima-se que 1,7 milhão de pessoas — um quarto da população cambojana de então — morreram sob o Khmer Vermelho de Pol Pot, que tomou o poder em 1975. O Khmer Vermelho foi derrubado por uma invasão vietnamita em 1979.

Nenhum líder do movimento foi julgado pelas atrocidades, um dos períodos mais sombrios do século 20. Um tribunal especial, entretanto, foi estabelecido pelo Camboja e pela Organização das Nações Unidas e já começou a trabalhar. Até o fim do ano, ele deve estar em pleno funcionamento.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288361/visualizar/