Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 20 de Julho de 2006 às 15:52

    Imprimir


O Instituto de Terras de Mato Grosso (Intermat) está realizando levantamento socioeconômico e cadastramento de famílias de trabalhadores rurais nos municípios de Rosário Oeste (128 km ao Norte), Acorizal (62 km ao Norte) e ainda vistoria nas casas e pagamento de mão-de-obra dos projetos de assentamentos instalados em Chapada dos Guimarães. O serviço visa completar a segunda etapa do programa no município, que vai beneficiar mais 300 famílias e outras 72 serão contempladas pelo segundo convênio firmado com o Incra.

Em Rosário Oeste, o cadastramento acontece em 19 comunidades rurais transformadas em assentamentos pelo projeto de revitalização de comunidades tradicionais, do programa Nossa Terra, Nossa Gente. Na primeira etapa, 521 famílias receberam créditos habitação e, com isso, puderam melhorar suas condições de moradia. Ao todo o município será beneficiado com 890 moradias rurais.

As comunidades com famílias cadastradas e sipradas são: Tupinanbá, Cardeal, Curió, Socó, Tucano, Bororo, Cachoeirinha, Tamoio, Xavante, Kadvel, Tijuca, Mandiocal, Xororó, Karajá, Belga, João de Barro, Pavão, Canário, e Bakairi.

O mesmo serviço também está sendo executado no município de Acorizal, onde mais 392 famílias estão sendo beneficiadas com crédito habitação nos projetos Águia, Beira Rio e Pedriz. Nos três projetos 188 famílias de pequenos agricultores rurais já usaram os recursos para construir novas residências.

Em Chapada dos Guimarães, nas comunidades rurais João Carro, Mata Grande, Rio da Casca e Cachoeira Rica, os técnicos fazem vistoria das casas e pagamento da mão-de-obra. Nestas comunidades foram construídas 50 casas.

A revitalização de comunidades tradicionais subsidia a construção de casas para famílias carentes de trabalhadores rurais. Os créditos são aplicados em habitação no campo para melhorar as condições de moradias e incentivar a permanência de famílias na zona rural por meio da valorização da propriedade.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288460/visualizar/