Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 19 de Julho de 2006 às 22:30

    Imprimir


O ministro das Relações Institucionais, Tarso Genro, rebateu nesta quarta-feira argumento da oposição de que um segundo turno entre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o tucano Geraldo Alckmin já está garantido por conta do crescimento da senadora Heloísa Helena (Psol) nas pesquisas de intenção de voto.

A avaliação do ministro é de que a senadora, ao crescer 4 pontos percentuais na sondagem do Datafolha divulgada na noite passada, rouba votos de Alckmin, não de Lula.

Ao contrário de Heloísa, Alckmin e Lula apresentaram variação negativa na pesquisa, mas dentro da margem de erro. Lula, porém, oscilou 2 pontos para baixo, enquanto o ex-governador paulista apenas 1 ponto.

"O presidente permaneceu estável. Heloísa Helena cresceu dentro daquele eleitorado que era de expectativa de Alckmin", disse Genro a jornalistas nesta tarde.

O comando político da campanha PSDB-PFL decidiu apostar no discurso de que o segundo turno já está certo para consolidar a idéia de que Alckmin é um candidato competitivo e, com isso, agregar aliados e conquistar votos dos eleitores indecisos.

"A pesquisa deixa claro que, se houver segundo turno, Lula estará nele. E não é improvável que o adversário do presidente seja Heloísa Helena", ironizou Tarso Genro.

O levantamento do Datafolha mostrou que a senadora do Psol subiu de 6% para 10%. Alckmin ficou com 28%, um ponto a menos que a sondagem anterior, e o presidente da República recuou para 44%, ante 46% registrado no levantamento de junho.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288617/visualizar/