Paraplégico volta a andar graças a células-tronco
O congressista se submeteu a uma intervenção cirúrgica conhecida como "regeneração medular com células-tronco de mucosa olfativa", na Clínica Rainha Sofia, localizada na capital colombiana. De acordo com Clopatofsky, o experimento contribui para ajudar a outros colombianos que se encontram na mesma situação.
Vitimado por um acidente automobilístico, Clopatofsky afirmou à Rádio Caracol que os avanços médicos são notórios, apesar de que os verdadeiros resultados só serão conhecidos daqui a dois anos. O congressista usa botas especiais que o ajudam a se manter de pé e a dar vários passos, já que a sensibilidade de vários de seus órgãos encontrava-se atrofiada.
"Submeto-me a terapias especiais, pois reconheço que a recuperação pode tardar por conta das campanhas políticas deste ano, nas quais serão realizadas eleições gerais no país", admitiu o senador. Clopatofsky apresentou há alguns meses um projeto de lei para incluir procedimentos como este a que se submeteu no sistema de saúde do país, uma iniciativa que poderia ajudar a cerca de 800 mil paraplégicos que vivem na Colômbia, a maioria deles vítimas de violência ou acidentes.
Comentários