vitória de Lula no 1º turno é incerta
O candidato do PCO, Rui Costa Pimenta alcançaria 1% dos votos. Luciano Bivar, do PSL, não alcançaria 1%. Brancos e nulos somariam 7% e não souberam ou não opinaram, 8%. A pesquisa foi encomendada pela TV Globo e pelo jornal Folha de S.Paulo. Foram ouvidos 6.264 eleitores em 272 cidades. O levantamento foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 11149/2006 e divulgado pelo Jornal Nacional. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos.
Lula manteve a vantagem sobre Alckmin, mas, considerando a margem de erro da pesquisa e somando os votos válidos, ou seja, excluindo brancos e nulos e indecisos, Lula obteria 50% dos votos. No entanto, para que a eleição seja decidida logo em primeiro turno, o índice mínimo necessário é de 50% mais um voto.
No levantamento anterior, Lula apresentava 46% e Alckmin 29%. Heloísa Helena estava com 6% e obteve a maior alta entre os candidatos, subindo para 10%. Cristovam Buarque e José Maria Eymael estavam com 1%, assim como na pesquisa atual. Rui Costa Pimenta também cresceu e antes não chegava a alcançar 1%.
Nesta pesquisa, o candidato Rogério Vargas, do PSC, não foi incluído por não ter inscrito a sua candidatura no TSE.
A pesquisa também questionou os eleitores quanto a um possível segundo turno entre Alckmin e Lula. Lula obteria 50% contra 40% de Alckmin. Com relação à pesquisa realizada em abril, Lula teve queda. Ele apresentava índice de 52% contra 37% de Alckmin.
Comentários