Projeto retrata os 139 anos de história da cidade industrial
A diretora conta que o projeto "nasceu da preocupação com o resgate do processo histórico da criação da cidade e da cultura local para a criação de um sentimento de orgulho nas crianças e jovens". Segundo Jacinta, o principal objetivo é despertar no corpo discente o gosto pelas tradições várzea-grandenses e, com respeito ao passado, construir um futuro melhor. Assim, além de relembrar os antepassados, os alunos foram levados a pensar e discutir os pontos positivos e negativos de Várzea Grande dos dias atuais. Com base nessas discussões, cada um registrou o que espera do futuro.
Para a assessora de Cultura da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, Sônia Mazetto, projetos assim são importantes porque mostram a cultura de um povo que, segundo ela, é um valor inestimável. "O melhor de tudo é que esse movimento partiu de uma escola, local mais apropriado para a disseminação desse pensamento de valorização das nossas tradições".
A culminância do projeto foi marcada, como era de se esperar, por diversas apresentações artísticas que retratam o dia a dia do várzea-grandense. Peças teatrais com os alunos protagonizando cenas típicas do povo da "Terra de Couto Magalhães", e apresentações musicais – rasqueado, siriri e cururu – foram mostradas à comunidade que compareceu à escola. Além dessas apresentações, os visitantes puderam conhecer, por meio dos inúmeros cartazes, maquetes e fotografias confeccionados pelos estudantes, um pouco mais dos costumes e da vida da antiga várzea.
Comentários