Professores recebem formação para uso de mídias na escola
O objetivo é que esses profissionais sejam multiplicadores do conhecimento adquirido na especialização. O curso está sendo ministrado por profissionais da Pontifícia Universidade Católica (PUC - Rio de Janeiro) e realizado pelo Ministério da Educação, por meio da Secretaria de Educação a Distância.
Serão dois dias de aulas presenciais, depois o curso será à distância por meio on-line, totalizando 420 horas. Os profissionais trabalharam com três temáticas: Escola como Espaço Integrado de Mídia, Gestão de Mídia na Comunidade Escolar e Integração de Tecnologia e Mídia no fazer Pedagógico. No final, todos os participantes terão que fazer a entrega da monografia.
A coordenadora da Rede Interativa Virtual de Educação do Mec, Carmem Prata, destaca os recursos da comunicação como ferramentas essenciais para melhorar o nível de ensino dos alunos. “O recurso áudio-visual é uma outra forma do aluno aprender e vai ajudar muito na melhoria da qualidade do ensino, por isso o professor tem que saber utilizar de forma precisa esse novo instrumento”, disse.
Entre os assuntos que serão trabalhados durante a especialização estão: designer didático, mídia em educação, concepção de aprendizagem, projetos pedagógicos e inclusão e tecnologias assistivas para portadores de necessidades especiais.
Em todo Brasil, 1.400 profissionais da educação de 27 capitais fazem a especialização em seus respectivos Estados. “Esse é o primeiro curso de especialização que vai trabalhar todas as mídias”, disse o coordenador de Tecnologia de Educação a Distância da PUC-Rio, Renato Araújo.
Nesta terça-feira (18.07), os professores terão aula prática no Laboratório de Informática da Universidade de Cuiabá (Unic).
Comentários