Número de inscritos na Olimpíada de Matemática cresce 35%
A competição tem como objetivo estimular o estudo da matemática nos ensinos médio e fundamental e criar novos vínculos entre o aluno e a escola. Segundo a diretora da Olimpíada, Sueli Druck, a experiência mostra que muitos participantes de olimpíadas de matemática melhoram seu desempenho em outras disciplinas escolares. “Além disso, os alunos desenvolvem sua auto-estima quando se destacam entre milhares de outros estudantes”, disse.
A escolha dos melhores alunos será feita em duas fases: a primeira prova no dia 29 de agosto e a segunda no dia 18 de novembro. Em março de 2007, serão divulgados os nomes dos vencedores. Todos os estados brasileiros estão participando da disputa. Os estudantes paulistas formam o maior contingente de participantes, com mais de três milhões de inscritos, seguidos pelos mineiros (1,6 milhão) e baianos (1,2 milhão).
A premiação é dividida entre alunos, professores, escolas e municípios que se destacarem no país. Para os estudantes, serão distribuídas medalhas e 2.001 bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Os cem professores com alunos mais bem classificados ganharão um curso de aperfeiçoamento no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa). Além disso, cem escolas receberão laboratórios de informática e cinco municípios (um de cada região do país) receberão quadras de esportes.
A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas é organizada pelo Impa, Sociedade Brasileira de Matemática e ministérios da Educação e da Ciência e Tecnologia.
Comentários