Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Domingo - 16 de Julho de 2006 às 23:30

    Imprimir


Pelo menos 49 pessoas, entre eles um soldado britânico e outro americano, morreram hoje em uma onda de ataques e atentados cometidos em distintas regiões do Iraque, segundo fontes de segurança iraquianas. O pior de todos foi um atentado suicida que deixou 24 mortos e 37 feridos, e que foi cometido hoje à noite em uma cafeteria situada ao lado de uma mesquita da localidade de Tuz Khurmatu, cerca de 170 quilômetros a nordeste de Bagdá.

As fontes, que não especificaram se o suicida se matou com um carro-bomba ou com uma carga explosiva que levava junto ao corpo, indicaram que vários corpos foram resgatados dos escombros das casas destruídas pelo atentado.

Além disso, a explosão de um carro-bomba em pleno centro de Mossul, cerca de 440 quilômetros ao norte da capital, deixou três mulheres mortas e outras quatro feridas.

Em Baquba, cerca de 60 quilômetros ao nordeste da capital, quatro policiais foram mortos por supostos insurgentes que entraram no hospital da cidade para libertar 12 de seus companheiros, segundo um comunicado da Polícia local.

As quatro vítimas custodiavam os doze rebeldes que recebiam tratamento médico por terem ficado feridos ao serem capturados pela Polícia iraquiana, explicou a nota. Os agressores lançaram várias bombas nas imediações do hospital.

Além disso, quatro civis, entre eles Safi al-Jabouri, ex-responsável do Partido Al-Baath, já extinto, e seu filho, morreram em duas emboscadas a cerca de 30 quilômetros de Baquba.

Um ataque lançado contra um comboio de caminhões na estrada que une as cidades de Kirkuk e Tikrit, a noroeste da capital iraquiana, deixou dois motoristas mortos, segundo o oficial de Polícia Borhan Taha, que acrescentou que um dos motoristas foi seqüestrado pelos agressores.

Em Bagdá, pelo menos duas pessoas morreram e outras trinta ficaram feridas na explosão de uma bomba em uma rua comercial especializada em vender pneus, segundo fontes policiais iraquianas.

A explosão ocorreu às 9h05 (2h05 em Brasília) em um complexo de lojas de pneus na rua Al Rashid, ao sul do centro da capital. Quatro civis morreram e outros dez ficaram feridos na explosão de vários bombas na localidade Al Rasul, a nordeste de Bagdá. Um grupo de pistoleiros assassinou um coronel do Exército do antigo regime iraquiano quando este voltava para casa na cidade Al Emara, cerca de 350 quilômetros ao sul da capital.

Por outro lado, um comunicado do comando americano informou que um de seus soldados morreu hoje à tarde na explosão de uma bomba que atingiu o veículo onde estava, no sul de Bagdá.

As tropas britânicas também informaram que um de seus militares morreu e outro ficou ferido em uma operação lançada para deter um suspeito de terrorismo na província de Basra, a 580 quilômetros ao sul da capital.

Nessa mesma província, uma mulher, um ex-membro do Partido Baath e um dono de uma cafeteria morreram em três ataques separados.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/288976/visualizar/