Policia Civil de Mato Grosso comemora 22 anos
A Policia Judiciária Civil (PJC) de Mato Grosso está comemorando vinte dois anos. Instituída dessa forma em 12 de julho de 1984, por meio da lei 4.721, a PJC vem evoluindo no tempo e prestando importantes serviços à sociedade mato-grossense.
Como meta de trabalho estabelecida pela Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) a todas as unidades que integram a Segurança Pública no Estado, nos últimos anos a Polícia Judiciária Civil vem buscando a integração em todos aspectos dos projetos e programas em andamento no Estado, estabelecidos pelo Plano Estadual de Segurança Pública.
De acordo com o diretor geral da PJC, Romel Luis dos Santos, “esse trabalho vem sendo desenvolvido através da capacitação contínua em gestão por resultados, com o objetivo de desenvolver estudos estratégicos em parcerias com outras instituições, reequipamento, apropriação e desenvolvimento de novas tecnologias de investigação, resultando no reconhecimento da Senasp como uma das maiores fornecedoras de idéias e inovações”.
Entre as ações que mostram o nível de qualificação, a Polícia Civil de Mato Grosso obteve o maior número de Delegados de Polícia pós-graduados no Curso Superior de Polícia em Universidade Federal no período de 2003/2004 e, a partir da implantação da Escola de Segurança Pública (Acadepol), foi possível propiciar a realização de Cursos de Aperfeiçoamento para 1.700 profissionais de segurança, no mesmo período de 2003/2004.
Resultados positivos
Com atuação especializada foi possível avançar ainda mais. A Equipe Anti-seqüestro, por exemplo, desde 1996 resolveu 100% dos casos de seqüestros no Estado, e como conseqüência Mato Grosso praticamente zerou a ocorrência deste tipo de crime hediondo.
Outro dado significativo, de acordo com o diretor-geral da instituição, é que a PJC conta com uma das melhores gerências de inteligência do País, citada como referência por outras unidades federativas.
Esse resultado positivo também pode ser observado no âmbito de outras especializadas. A PJC, por meio da Delegacia Especializada de Crimes Contra Administração Pública (Defaz), que combate a evasão fiscal, tem o melhor resultado do País assim como as ações no combate à adulteração de combustível, que vem superando as metas da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz).
Ao citar as operações realizadas pela PJC, Romel dos Santos destacou a operação Caça-Fantasma, que propiciou ao Detran o aumento de 48% na arrecadação, chegando a atingir R$ 40 mil por dia.
“A Delegacia Especializada de Homicídios de Mato Grosso também vem obtendo resultados positivos, atingindo o percentual de 80% nas soluções dos crimes, com prisão do homicida em tempo recorde, superando e muito a média no país”, salientou o diretor-geral.
No interior do Estado também podem ser observadas iniciativas positivas. Hoje, todas as Delegacias do Interior contam com viaturas novas e adequadas às necessidades de cada região.
Também nas unidades do interior os policiais receberam cursos de qualificação e atualização, bem como treinamentos específicos para o exercício da função.
Comentários