Repórter News - reporternews.com.br
Mansão de sem-teto é decretada "utilidade pública"
Cinco imóveis localizados no Largo do Boticário, no bairro do Cosme Velho, na zona sul do Rio de Janeiro, foram decretados de utilidade pública para fins de desapropriação. A iniciativa abrange os números 20, 26, 28, 30 e 32. Segundo a prefeitura, entre essas casas está a mansão ocupada por sem-tetos na quinta-feira, dia 6. A decisão foi publicada no Diário Oficial desta sexta-feira.
Segundo O Dia, com a medida, a prefeitura busca ter embasamento legal para pedir a desapropriação do imóvel na Justiça, com direito a indenização dos proprietários. Mas afirma que o decreto não interfere nos processos legais para obrigar os sem-teto a deixarem a residência. Na prática, as casas não podem ser mais vendidas nem alugadas. A área ainda não tem um projeto definido mas deve ser usada para fins culturais.
A mansão foi projetada pelo arquiteto Lucio Costa, autor do Plano Piloto de Brasília, e é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural (Inepac). Erguido em 1937, o casarão, de estilo colonial e cor rosa, fica a 300 metros da estação do Corcovado.
Fonte:
Terra
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289149/visualizar/
Comentários