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Vendas de GM, Renault, Nissan e Peugeot caem no 1º semestre na Europa
As vendas da Renault caíram 9,4% em relação aos primeiros seis meses de 2005, para 757.729 unidades. As do grupo PSA --que reúne as marcas Peugeot e Citröen--, por sua vez, caíram 2,5%, para 1.108.533 unidades.
As quedas nas vendas da Opel e da Vauxhall, as duas marcas européias da GM, provocaram a redução das vendas da empresa no período em 2,4%, para 870.950 unidades. A GM anunciou nesta semana que irá fechar sua fábrica em Portugal e levar a produção do modelo Combo, da Opel, para a Espanha.
As vendas da Nissan caíram 14,9%, para 172.918 unidades.
Na União Européia, Islândia, Noruega e Suíça foram vendidos 8.323.033 carros novos entre janeiro e junho deste ano, contra 8.219.279 no mesmo semestre de 2005, segundo a associação.
Em junho houve queda de 4,1%, o que, segundo a associação, sinaliza incertezas nas condições do mercado automobilístico europeu.
Na Itália houve crescimento de 7,9% nas vendas do período na comparação anual, e na Alemanha, houve expansão de 1,4% na mesma comparação. No Reino Unido houve queda de 4,2%; na França, de 1,6%; e na Espanha, de 1,2%.
A Fiat foi a fabricante que teve o maior crescimento no semestre, com crescimento de 20,1%, atingindo 644.712 unidades, na marca principal, a Fiat, e desempenho positivo também na marca Alfa Romeo.
A Volkswagen, no entanto, manteve-se à frente, com vendas de 1.621.438 carros novos, alta de 7%, com expansão nas marcas VW, Audi, Seat e Skoda. A Volks tem 19% de participação no mercado automobilístico europeu.
A Ford Motor teve queda de vendas na Europa no período, de 1,8%, ficando em 889.037 unidades. A marca Land Rover foi a única a apresentar resultado positivo, enquanto nas marcas Ford, Volvo e Jaguar houve queda.
A DaimlerChrysler registrou aumento de 3,2% nas vendas --apesar da queda de 22% nas vendas do modelo Smart. A Toyota apresentou um aumento de 7,5% e a BMW, de 2,6%.
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