Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 14 de Julho de 2006 às 16:54

    Imprimir


Centenas de palestinos cruzaram na tarde desta sexta-feira a fronteira do Egito com a faixa de Gaza, após a explosão de em um dos muros do terminal fronteiriço de Rafah, no sul de Gaza.

Fontes de segurança disseram que palestinos explodiram parte de um dos muros que limita o território de Gaza, abrindo um considerável buraco pelo qual conseguiram penetrar centenas de pessoas.

Cerca de 3.000 pessoas esperavam há mais de duas semanas na região egípcia para retornar a seus lares, devido ao bloqueio dos acessos à faixa de Gaza imposto por Israel após o seqüestro do soldado Gilad Shalit, 19, no último dia 25. Os conflitos em regiões próximas à fronteira sul de Gaza mantinham bloqueados os acessos ao território palestino.

Os observadores da missão européia que atua na região não puderam chegar ao local, pois para isso teriam que atravessar a passagem de Kerem Shalom,

Segundo os acordos firmados entre israelenses e palestinos para a abertura do terminal de Rafah, em novembro passado, as forças de segurança palestinas não podem operar na região sem a presença dos observadores europeus.

O terminal é o único posto fronteiriço controlado de forma exclusiva pela Autoridade Nacional Palestina (ANP), e desde que foi aberto, no final do ano passado, já teve seu funcionamento interrompido por diversas ocasiões, devido a "razões de segurança" alegadas por Israel.

Nas últimas semanas, ao menos oito palestinos morreram enquanto esperavam para entrar em Gaza. Grande parte dos residentes da faixa de Gaza que viajam ao território egípcio ou a outros países árabes da região o fazem para submeter-se a operações ou para receber tratamento médico.





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289215/visualizar/