Estado já qualificou 233 vaqueiros em 2006
Este ano, o projeto ainda trouxe uma novidade aos pecuaristas e pequenos trabalhadores rurais. Nos Municípios de Novo São Joaquim e Água Boa foi realizado o curso de Doma Racional, que melhora o tratamento e o relacionamento homem-cavalo, adquirindo resultados positivos no desempenho das atividades pecuárias. Esse curso qualificou 45 trabalhadores e será realizado também em Cuiabá no final do mês de agosto.
Segundo o coordenador do projeto, José de Abreu, a procura pela qualificação vem crescendo a cada ano. “Com a crise na pecuária, os pecuaristas da região estão valorizando mais o curso de vaqueiro, que ensina aos participantes a forma correta de manejo de gado. O vaqueiro qualificado evita perdas com o rebanho”, explicou.
Durante o treinamento os participantes permaneceram durante 11 dias em fazendas, propriedades cedidas para o desenvolvimento da qualificação. Nesses locais, eles receberam noções de artesanato em couro, manejos de cria, recria, engorda e de curral, castração, vacinação, rastreabilidade, ética e cidadania, direitos e deveres previdenciários e noções de direitos do trabalho.
Este ano, o projeto já atendeu as cidades de Cuiabá, Alta Floresta, Peixoto de Azevedo, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Juína, Castanheira, Novo São Joaquim, Água Boa, Chapada dos Guimarães, Canarana e Luciara.
Nos Municípios de Alta Floresta e Castanheira a demanda de alunos superou expectativas e foi necessário a criação de duas turmas para atender à todos os interessados.
“O treinamento, inclusive, tem atraído alunos de outros Estados. No curso realizado em Cuiabá, por exemplo, tivemos um participante que veio do Pará em busca da capacitação na área”, destacou José de Abreu.
Comentários