Usina de biodiesel investirá mais de R$ 70 milhões em Colíder
Com previsão de funcionamento para o inicio de 2008, a usina vai desenvolver biocombustível de soja, pinhão manso, girassol e outras oleaginosas contribuindo para a geração de cerca de 20 mil empregos na zona rural. Na industrialização (no complexo industrial de Colíder) serão cerca de 70 funcionários com mão-de-obra qualificada informa o empresário e agro-pecuarista Antônio Fischer.
“Vai injetar importante volume na economia de nossa cidade especialmente na área industrial, garantindo mais receita à administração, fomento e fixação do homem, no campo”, ressalta Banazeski, prefeito.
Para a implantação da indústria será necessário consolidar financiamento através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) na ordem de 80% do volume anunciado. Existem ainda certos entraves na liberação do financiamento, mas há comprometimento por parte do deputado Riva e do governo do Estado no sentido de solucionar a questão com a ministra Vilma Roussef, de Minas e Energia.
Deputado Riva, incentivador da alternância da economia mato-grossense, vislumbra na produção de biocombustível meios eficazes de aquecer os mercados estadual e nacional com esta fonte natural de energia renovável. “O biodiesel é a nova ‘menina dos olhos’ para centenas de investidores do Brasil e de outros países. Com as constantes elevações dos preços dos derivados de petróleo este novo combustível brasileiro é a redenção da agricultura familiar, equilíbrio da economia estadual e uma série de outros benefícios agregados”, ressalta.
Riva considera que a indústria a ser instalada na cidade de Colíder (projeto desenvolvido por Laertes Bandeira, da empresa Orplase com sede na cidade de Londrina - PR) é um passo muito importante no acompanhamento evolucional, tanto do novo combustível nacional como na geração de emprego e renda para os municípios que pretendem investir na modalidade.
Biodiesel é um combustível renovável derivado de óleos vegetais como soja, girassol, pinhão manso, mamona, babaçu e outras oleaginosas, ou de gorduras animais, usado em motores a diesel, em qualquer concentração de mistura com o óleo diesel. É produzido através de um processo químico que remove a glicerina do óleo.
Comentários