Microsoft recebe multa de 280 milhões de euros
Na época, a Microsoft recebeu uma multa recorde de 497 milhões de euros (R$ 1.4 bilhão) e foi orientada a fornecer informações sobre o sistema operacional Windows a seus concorrentes.
O objetivo da medida é que outras empresas possam desenvolver programas que funcionem bem no sistema operacional da Microsoft, o mais usado do mundo.
Multas e mais multas
Em dezembro do ano passado, a Comissão Européia notificou a empresa de que ela teria que pagar multas de 2 milhões de euros por dia se não cumprisse as orientações.
Agora, a empresa corre risco de enfrentar novas multas, desta vez de 3 milhões de euros por dia, se não fornecer informação técnica "completa e correta" aos rivais até o fim deste mês.
A Microsoft insiste que está cumprindo as exigências da Comissão e diz que espera divulgar o último pacote de informações até o dia 18 de julho.
Mas a comissária de Competição da União Européia, Neelie Kroes, afirmou que não teve alternativa a não ser emitir a multa.
"Eu sinto muito que mais de dois anos após a decisão (...) a Microsoft ainda não tenha dado um fim à sua conduta ilegal", disse ela.
"Nenhuma empresa está acima da lei", concluiu Kroes.
Comentários