Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 12 de Julho de 2006 às 08:25

    Imprimir


Uma série de explosões em trens matou 179 pessoas e deixou mais de 660 feridos na capital financeira da Índia, Mumbai, afirmou a polícia da cidade nesta terça-feira. As explosões aconteceram em trens de passageiros, estações ferroviárias e plataformas, que estavam abarrotados durante a hora do rush. Segundo a polícia local, as explosões foram causadas por bombas.

Um policial do centro de controle municipal de Mumbai disse que as explosões ocorreram quando os trens estavam mais cheios", relatou D.K. Shankaran, secretário-chefe do Estado de Maharashtra, cuja capital é Mumbai. "As baixas provavelmente vão aumentar. Ambulâncias e hospitais estão de sobreaviso."

O comissário de polícia de Mumbai, A.N. Roy, disse à emissora local de televisão CNN-IBN que houve sete explosões na rede ferroviária, em estações e plataformas. Autoridades informaram que duas outras explosões aconteceram nos subúrbios de Santa Cruz e Mahim. "Resgatamos pelo menos 30 pessoas em Mahim e de 40 a 50 em Matunga", disse à Reuters A. Jhandwal, chefe do Corpo de Bombeiros de Mumbai. "Apagamos as chamas em todos os locais e agora estamos levando os feridos para os hospitais."

Uma emissora de televisão mostrou feridos perto do local de outra explosão, na estação de Khar. O premiê indiano chamou imediatamente o ministro do Interior e outras autoridades para uma reunião de emergência para discutir sobre a violência. "É um dia triste", disse o secretário do Interior indiano, V.K. Duggal, a repórteres, antes do encontro. "A segurança foi definitivamente colocada em alerta máximo."

Sobreviventes confusos eram mostrados, pelas redes locais, com ferimentos nas pernas, cabeças e mãos na estação ferroviária, com poucos sinais de que havia ajuda de equipes médicas de emergência. As explosões de Mumbai aconteceram horas depois que supostos militantes islâmicos mataram sete pessoas - das quais seis eram turistas -, em uma série de ataques com granadas na principal cidade da Caxemira, Srinagar, disse a polícia. Essa foi a maior série concertada de ataques a civis em meses.

A Caxemira foi dividida entre a Índia e o Paquistão desde que os países obtiveram independência da Grã-Bretanha, em 1947, mas ambos reivindicam a totalidade de seu território.

Mumbai, uma metrópole com 17 milhões de pessoas, foi atingida por uma série de explosões na década passada.

Mais de 250 pessoas morreram em uma série de explosões de bomba na cidade em 1993, pela qual as autoridades culparam as gangues criminosas locais. A polícia na capital indiana, Nova Délhi, disse que esperavam mais violência.

"Mobilizamos todas as nossas forças, que estão conduzindo inspeções em todos os locais, como ônibus, paradas de ônibus, estações de trem e instituições religiosas", afirmou à Reuters Anil Shukla, vice-comissário de polícia do sul de Délhi.





Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289667/visualizar/