Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 10 de Julho de 2006 às 22:30

    Imprimir


O governo elevou a transferência de energia das regiões Sudeste e Centro-Oeste para o Sul do país mas não conseguiu evitar que o nível dos reservatórios daquela região chegassem ao seu nível mais baixo desde o período pré-racionamento, em junho 2000. No entanto, o aumento da transferência reduz os riscos de uma situação mais grave.

Segundo dados do ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), o nível médio dos reservatórios em junho deste ano foi de 29,77%, chegando a 29,29% ontem. Em junho de 2000, um ano antes do racionamento, os reservatórios das usinas da região chegaram a 29,6%. O nível considerado de risco para a região é de 13%.

A situação só não pode ser comparada à crise de energia enfrentada pelo país entre 2001 e 2002 porque o problema hoje é isolado, e só atinge o Sul do país. Nas demais regiões, os reservatórios estão relativamente cheios, e há a possibilidade de transmissão de energia de uma região para a outra.

O CMSE (Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico), que se reuniu na última sexta-feira, já autorizou transferências de até 5,3 mil megawatts médios para o Sul do país, bem acima do nível considerado de segurança em situações normais, que é de aproximadamente 4 mil megawatts médios. Essas transferências eram de aproximadamente 3,2 mil megawatts médios em fevereiro.

Para isso, foram flexibilizadas as regras de 'emergência' e feitos ajustes no controle das linhas de transmissão entre as regiões.

O Comitê também autorizou o uso de mais energia térmica na região e determinou a interrupção do fornecimento de 70 megawatts para o Uruguai, entre outras medidas.





Fonte: folha online

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289706/visualizar/