Fórum da Agenda 21 será formado em Sorriso
A criação de um Fórum permanente de desenvolvimento sustentável local, que aborde os aspectos ambientais, sociais e econômicos locais, é a meta fundamental para a sustentabilidade dos processos. Este Fórum, a ser institucionalizado pelo Poder Executivo, terá a missão de preparar, acompanhar e avaliar um plano de desenvolvimento sustentável local de forma participativa. A principal função do Fórum é definir os seus princípios estruturantes e uma visão de futuro desejado pela comunidade, que represente, da melhor forma, os diferentes pontos de vista e anseios dos seus participantes.
Diogo afirma que para alcançar as mudanças necessárias para o sucesso da Agenda 21 Local, é necessário que aja a ação dos grupos e indivíduos, organizações comunitárias, movimentos sociais, ONGs, produtores e empresas de pequeno a médio portes, governos e organizações governamentais locais e regionais, instituições de pesquisa e ensino.
Na parte de monitoramento, a sociedade civil tem papel fundamental, mantendo uma atuação ativa e crítica, requerendo que as informações estejam sempre disponíveis para análise. Ainda, a sociedade civil pode se aproximar da comunidade de forma que esta seja mais efetiva na cobrança pela implementação das ações identificadas pela Agenda Local e na realização de campanhas de conscientização.
Comentários