RN começa a exportar mamão para os EUA
Há sete anos o Espírito Santo vem atendendo a essa exigência norte-americana. De setembro de 1998 a dezembro de 2005 o estado exportou para os EUA 39,73 mil toneladas de mamão papaya que renderam US$ 33,39 milhões. Maior exportador brasileiro de mamão, o ES comercializou no ano passado, no mercado externo, 24,9 mil toneladas que somaram US$ 20,6 milhões.
Em maio deste ano, a Bahia iniciou as exportações de mamão para o mercado americano. As vendas foram resultado de cinco anos de trabalho científico e operacional de rastreamento, monitoramento e controle de viroses e da praga moscas-das-frutas. As ações foram realizadas pelos serviços fitossanitários da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia, certificando e dando sustentabilidade ao agronegócio frutícola do estado.
Foi liberado pelo Mapa e pelo Departamento de Agricultura dos EUA uma área de produção de aproximadamente 11.500 hectares de papaya na Bahia. Estão habilitados atualmente dois packing-houses no Extremo-Sul, e os primeiros embarques registram um volume exportado de 91.144 Kg através da Empresa Caliman Agrícola BA S/A.
Comentários