Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Segunda - 10 de Julho de 2006 às 09:36

    Imprimir


Os próximos meses são marcados pelos preparativos para a safra de verão, que começa a ser plantada na virada de setembro para outubro, mas a atual situação do setor agrícola não está motivando os produtores, que estão cautelosos para definir os investimentos nas lavouras, e estimam redução no plantio no Nortão.

Para o agricultor e secretário executivo do Sindicato Rural de Lucas do Rio Verde, Cleberson Girotto, ainda existem muitas indefinições das medidas anunciadas pelo Governo Federal no mês de passado, depois de mais de 40 dias de protestos organizados por produtores de todo o país, que levou o nome de ‘Grito do Ipiranga’.

“Muitos produtores não vão arriscar. Quem arrendava terras já reiscindiu os contratos e as lavouras correm o risco de ficar improdutíveis nesta safra, já que os proprietários não tem maquinários para plantar”, salientou.

Girotto explica que algumas medidas anunciadas pelo Governo, como os leilões do Prop e do Pesoja, não estão beneficiando a maioria dos produtores, que já tinham vendido a produção, cumprindo contratos já firmados. “Muitos produtores não estão contentes e cobram novas medidas”, destacou.

Os atuais preços da soja e do milho também não motivam o setor. O produtor destaca que o preço final do produto está sendo menor que os custos nas lavouras.

Os produtores devem se reunir novamente com a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja) e a Federação da Agricultura e Pecuária do Mato Grosso (Famato) para discutir novas negociações e o rumo do setor agrícola no Estado, principalmente na região Norte, que se destaca com os municípios campeões na produção de soja e de milho.

Sorriso produziu 1,8041 milhões de toneladas de soja e liderou na produção nacional do grão. Com uma área plantada de 146.248 hectares, Lucas do Rio Verde também é considerado campeão nacional na produção de milho safrinha.

Na safra 2005/06 muitos produtores reduziram as áreas plantadas e o Estado registrou queda no plantio, passando de 24,303 milhões de hectares em 2004 para 21,670 milhões.





Fonte: Só Notícias

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289848/visualizar/