Repórter News - reporternews.com.br
Noticias da TV
Segunda - 10 de Julho de 2006 às 08:56
Por: Mauro Ferreira

    Imprimir


Madonna voltou a ser Madonna com Confessions on a Dance Floor, o CD que lançou em 2005, direcionado às pistas, e que gerou em 2006 uma turnê que, ao que tudo indica, não vai passar pelo Brasil.

Mas, mesmo quando decepciona com um disco menor, como American Life (2003), a artista sempre se reinventa no palco. É isso o que mostram o CD e o DVD I'm Going to Tell You a Secret, que registram, respectivamente, o áudio e as imagens da turnê anterior de Madonna, a Re-Invention Tour, feita em 2004 nos Estados Unidos, em Israel e em alguns países da Europa.

A edição dupla - lançada no Brasil no formato de CD - tem lá sua importância por apresentar o primeiro disco ao vivo da cantora e, no DVD, o documentário que desvenda os bastidores de uma turnê em que Madonna se mostrou mais comportada.

Já não há a tentativa de escandalizar, como no documentário anterior Na Cama com Madonna. Seguidora da cabala, doutrina judaica que prega valores espirituais positivos, a diva estava mais religiosa e familiar em 2004.

E é sob esse perfil mais conservador e politicamente correto que a mãe de Lourdes e Rocco se deixou filmar durante a turnê, sob a direção de Jonas Akerlund, responsável por clipes como os de Music e o polêmico American Life.

O que se vê nas duas horas do filme, entre trechos coloridos do show, são cenas em preto e branco da vida de Madonna na estrada com seus dançarinos, com quem adquire relação quase maternal.

A idéia parece ter sido mostrá-la como uma estrela palpável. "Preciso fazer xixi", avisa a diva em determinado momento, como que reforçando a idéia de que ela, sim, é humana e também vai ao banheiro como qualquer mortal.

Entre uma cena e outra de bastidor, o documentário deixa escapar (propositalmente, óbvio) a relação difícil que Madonna - órfã de mãe desde cedo - travou com o pai na adolescência para trilhar o caminho da música e da fama.

Musicalmente, a propósito, de I'm Going to Tell You a Secret deixa entrever, em 13 números extraídos da turnê, as deficiências vocais da cantora, mais perceptíveis sem o aparato visual do palco.

Seja na versão de Like a Prayer, megahit de 1987, seja na interpretação apenas correta da infalível Imagine, o hino pacifista de John Lennon. Deve ser por isso que Madonna sempre rejeitou a idéia de disco ao vivo.

"Meus shows são para serem vistos, e não ouvidos", costuma dizer. Como a gravadora Warner Music pensa diferente, o primeiro CD ao vivo da diva já está nas lojas agregado ao bom documentário. Sem segredos e com alguma verdade.





Fonte: O Dia

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/289853/visualizar/