Julgamento de Saddam Hussein deve ser retomado nesta 2a-feira
Mas autoridades da corte disseram à Reuters que os advogados devem pedir ao juíz que adie o julgamento por alguns dias, alegando que o assassinato de Khamis al-Obaidi atrapalhou o trabalho da defesa.
Saddam, seu meio irmão Barzan al-Tikriti e outros ex-aliados do Partido Baath podem ser condenados à morte por enforcamento se forem julgados culpados pelo assassinato de 148 xiitas do vilarejo de Dujail, em 1982.
Em novo recuo sofrido pelo processo de julgamento, que é apoiado pelos Estados Unidos, homens armados mataram, no mês passado, Obaidi, importante advogado de Saddam. Ele foi o terceiro advogado da defesa assassinado desde o início do julgamento, em outubro do ano passado.
Os advogados de acusação exigem a pena de morte para Saddam e três de seus ex-assistentes pela participação nos assassinatos, tortura e execuções.
Saddam e seu ex-alto comandante do Exército irão a um outro julgamento, em 21 de agosto, devido a acusações de genocídio que causou a morte de dezenas de milhares de curdos em uma operação militar em 1988, que tinha o objetivo de expulsá-los de seus vilarejos.
Sete acusados, incluindo o primo de Saddam, Ali Hassan al-Majeed, ou "Ali Químico", serão julgados em agosto.
Comentários