Projeto que leva alegria a hospitais tem novos membros
De acordo com a gerente de Humanização da Ses, Eneida Vandoni, o projeto busca a suavização do ambiente hospitalar, proporcionando o bem-estar aos pacientes, funcionários e corpo clínico. “Queremos ampliar o número de abordagens e os hospitais beneficiados”, disse.
Para isso, a Gerência de Humanização busca realizar entre os dias 13 e 14 de julho o terceiro módulo de capacitação do “Saúde com Alegria”, que irá reunir 12 servidores. No ano passado, o grupo realizou 13 mil abordagens.
Atualmente, os Doutores Palhaços atuam no Hospital Geral Universitário, no Pronto Socorro de Cuiabá, Hospital Universitário Júlio Muller, do Câncer e no Pronto Socorro de Várzea Grande. “Com a capacitação vamos levar as abordagens para a Santa Casa e o Santa Helena”, comentou. O projeto também já foi implantado nas cidades de Colider, Sorriso, Cáceres e Rondonópolis.
Os Doutores Palhaços são os primeiros “clowns” (personagem cômico e do circo conhecido por suas travessuras cujo propósito é induzir a gargalhada) concursados do país, mantidos por uma política pública da Secretaria de Estado de Saúde, que vê no riso uma forma de humanizar o atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).
Isso porque o ato de levar diversão aos pacientes libera substâncias que elevam a auto-estima e fortalecem o sistema imunológico do paciente, fazendo com que a recuperação seja mais rápida e fazendo com o paciente suporte com mais facilidade o incômodo da doença.
As brincadeiras, a música e o sorriso são os remédios utilizados pelo grupo para tratar os seus pacientes. E os resultados têm sido positivos.
Relatórios de avaliação da atuação dos Doutores Palhaços nas unidades hospitalares mostram que pacientes e funcionários estão satisfeitos a atuação do grupo. No PSMC, foram aplicados 40 questionários nos setores de pediatria, UTIs neonatal e pediátrica, pronto atendimento (PA) adulto e repouso do PA adulto, pronto atendimento infantil, clínicas médica e cirúrgica e laboratório. Segundo a Gerência de Atendimento Terapêutico do PSMC, 87,5% acreditam que a presença dos Doutores Palhaços influenciou na melhoria da rotina do hospital. Além disso, 82,5% relataram perceber mudanças de humor dos pacientes.
Comentários