Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 07 de Julho de 2006 às 22:50
Por: Jose ribamar Trindade

    Imprimir


Unanimidade. Foi a avaliação dos primeiros 12 meses da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) e dos seis meses de gestão ambiental assumida em janeiro deste ano pelo governo de Mato Grosso. Mais abertura para o diálogo. A organização esta funcionando com unidade e até a cultura mudou. A avaliação é do advogado André Lima, de 34 anos, titular de Política Ambiental do Instituto Sócio-Ambiental (ISA) que participa da reunião.

Também participam da reunião de avaliação ambiental diretores do Ministério do Meio Ambiente, como Sérgio Leitão e o engenheiro Paulo Maia, 40, superintendente regional do Ibama. “Foram fechados importantes acordos. Os comitês estão funcionando, tanto e verdade que as ações estão sendo sentidas pela sociedade. Ta muito bom, mas a meta é ficar ainda melhor, pois não se pode parar de avançar quando o assunto é meio ambiente”, avaliou Maia.

Diretor de proteção ambiental Flávio Montiel do Ministério do Meio Ambiente também deu sinal de positivo para os trabalhos apresentados. “Os avanços são impressionantes. Precisamos avançar ainda mais, no entanto, com relação às tarefas municipais. Ou seja, qual é a parte que vai ficar para o poder público municipal nas ações ambientais”, destacou Montiel.

Para o secretário em exercício de Meio Ambiente de Mato Grosso, Luis Henrique Daldegan, que participa da reunião juntamente com todos os superintendentes da Sema, só a idéia de se juntar pessoas interessadas no assunto meio ambiente já um fato muito importante. Não temos como brincar com um assunto sério. Um assunto que envolve a vida de seres humanos, de animais e do meio ambiente como um todo. Estamos avançando dia-a-dia, mas nossa meta é melhorar cada vez mais”, alertou Daldegan.

Ainda segundo Luís Henrique Daldegan, a reunião foi importante a medida em que o encontro serve também para que o Estado possa prestar contas do que já foi feito na Gestão Florestal e receber sugestões sobre os procedimentos que podem ser adotados para melhorar ainda mais o funcionamento do órgão ambiental de Mato Grosso.

Representantes de entidades de classe e do setor produtivo como a Famato, Fiemt e Sindicato dos Madeireiros e de organizações não governamentais (Ongs) como ISA, ICV e FORMAD também participam da reunião. Os Ministérios Públicos, Federal e Estadual também foram representados e acompanharam a reunião com muita atenção.

Entre os avanços apontados por Daldegan com a criação da Sema, estão a nova Legislação Ambiental aprovada em dezembro do ano passado pela Assembléia Legislativa. A modernização no Sistema de Controle sobre o Transporte de Produtos Florestais (hoje todo automatizado).

Também se destaca a ampliação do contingente de fiscalização e a transparência das ações com a criação do Sistema de Fiscalização Compartilhado, além da a abertura do site oficial da Sema – www.sema.mt.gov.br - para que as informações cheguem mais rápido e com muita clareza a comunidade, principalmente sobre os processos em andamento no órgão.

LEMBRANÇA

No último dia 23 de junho a Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema) completou um ano de criação. A Sema sucedeu a extinta Fundação Estadual de Meio Ambiente (Fema), que deixou de existir após a “Operação Cururpira” desencadeada pela Policia Federal em dois de junho de 2005.





Fonte: 24HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290224/visualizar/