Estados discutem o cumprimento da Lei de Responsabilidade Fiscal
As decisões tomadas pelo grupo serão levadas aos secretários de Fazenda dos Estados que estão reunidos nesta sexta-feira (07), em Cuiabá, na 122ª Reunião do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).
Segundo o coordenador Geral do Gefin, César Ribeiro Ferreira, do Paraná, em relação aos restos a pagar, cada Estado está atuando e agindo para viver esse momento, visto que é a primeira transição de governo que vai abranger de forma integral o artigo 42, da Lei Complementar 101/00 (Lei de Responsabilidade Fiscal).
“As discussões demonstram que todos os Estados vêm agindo de forma correta em relação à aplicação da Lei de Responsabilidade Fiscal, mesmo porque a Secretaria do Tesouro Nacional pune e monitora aqueles que deixam de cumprir a legislação”, afirma Ferreira.
Quanto às dívidas das Cohabs, o assunto teve início na reunião em Cuiabá e promete render muitas reuniões extraordinárias, disse o coordenador do Gefin. “A próxima reunião deverá acontecer dentro de 15 dias”, pontuou.
Outros assuntos importantes para as finanças dos Estados também foram debatidos, como as vinculações à saúde, tendo em vista a análise do projeto de lei que regulamenta a Emenda Constitucional 29; as implantações do Fundeb (PEC 09/2006) e do Cadastro Único de Convênio (CAUC); e a base de cálculo do Pasep.
Para o coordenador do Gefin de Mato Grosso, Mauro Nakamura Filho, o Estado tem marcado presença em todas as reuniões, sempre pontuando os seus posicionamentos. “Além dos encaminhamentos de cada reunião, o ponto importante das reuniões do Gefin é a interação que existe entre os Estados no que se refere à identificação de boas práticas e troca de experiências”.
Nakamura completa dizendo que a coesão dos Estados é uma característica do grupo. “Nesse sentido, produzimos subsídios importantes no campo das finanças públicas para a tomada de decisão dos secretários de Fazenda, com vistas ao equilíbrio fiscal”, explica o coordenador de Mato Grosso, ao informar que as reuniões do Gefin acontecem trimestralmente, no mesmo período do Confaz.
Comentários