Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quarta - 06 de Fevereiro de 2013 às 22:40

    Imprimir


A Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) firmaram parceria para a realização de nove Dias de Campo com os temas Integração Lavoura-Pecuária-Floresta (ILPF) e pecuária leiteira durante o decorrer deste ano. O primeiro será realizado dia 22 de fevereiro, a partir das 7h30, no Sítio Tecnológico da Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop-MT, e abordará a Produção Integrada em Sistemas de Produção Agropecuária. As inscrições serão gratuitas e poderão ser feitas no dia e local do evento.

A programação contará com sete estações, em que os participantes receberão informações sobre diferentes temas dentro da integração de sistemas produtivos. Os assuntos destacados para esta edição serão as cultivares de soja BRS, convencionais e transgênicas; consórcio milho com braquiária/crotalária; utilização de sensores no ajuste da adubação nitrogenada de cobertura em milho safrinha e recomendações para implantação ILPF e Sistemas Agroflorestais (Safs). Além disso, haverá uma estação da Famato onde terá uma palestra sobre o Novo Código Florestal, apresentada pelo consultor da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), Rodrigo Justos.

“O objetivo da parceria da Famato com a Embrapa é somar esforços para levar conhecimento e novas tecnologias aos produtores mato-grossenses. Além disso, é uma oportunidade de aumentar a aproximação dos produtores rurais com a Embrapa e contribuir para o desenvolvimento dos estudos realizados por esta renomada empresa de pesquisa, reconhecida internacionalmente”, comenta o presidente da Famato, Rui Prado.

O pesquisador e chefe do departamento de Transferência de Tecnologia da Embrapa Agrossilvipastoril, Lineu Domit, comenta que “a parceria com a Famato também vai possibilitar o estudo de viabilidade das pesquisas feitas pela Embrapa dentro das propriedades rurais”, explica.

O 3º Dia de Campo sobre Produção Integrada em Sistemas de Produção Agropecuária é destinado a técnicos, extensionistas, produtores, estudantes, profissionais ligados ao setor agropecuário e demais interessados em sistemas integrados de produção. As inscrições serão gratuitas e feitas no dia e local do evento. A Embrapa Agrossilvipastoril fica na MT-222, Km 2,5, zona rural de Sinop.

Próximas datas - Ainda serão realizados Dias de Campo sobre ILPF em campos experimentais da Embrapa em Barra do Garças (27.02), Querência (02.03), Marcelândia (23.03), Juara (25.05), Nova Canaã do Norte (08.06) e Alta Floresta (24.08). No dia 02 de abril será realizado o primeiro dia de campo sobre pecuária leiteira na Embrapa Agrossilvipastoril, em Sinop. Ainda neste ano serão mais duas datas destinadas ao leite, que serão marcadas para o segundo semestre.

A Famato é a entidade que representa os 86 sindicatos rurais existentes em Mato Grosso. Junto com o Imea e o Senar-MT, forma o Sistema Famato. Acompanhe-nos nas redes sociais, pela Fan Page no Facebook (https://www.facebook.com/sistemafamato) e pelo perfil no Twitter (@sistemafamato).

Programação

7h30 às 8h15 – Inscrições e abertura (Embrapa e Famato);
8h15 às 12h45 – Estações de Campo:

Estação 1 – Soja – Cultivares de soja convencional e cultivares de soja transgênica (Edison Ramos e Rodrigo Brogin – Embrapa);

Estação 2 – Milho e Sorgo – Consórcio milho-braquiária e consórcio milho crotalária (lexandre Silva e Flávio Tardin – Embrapa);

Estação 3 – Agricultura de Precisão – Utilização de sensores no ajuste d adubação nitrogenada de cobertura em milho safrinha (Luciano Shiratsuchi – Embrapa);

Estação 4 – Arroz e Feijão – Arroz: cultivares e plantio direto (Isabela Furtini – Embrapa)
Feijão: cultivo na safrinha (Flávio Wruck – Embrapa);

Estação 5 – ILPF e SAF’s - Integração Lavoura-Pecuária-Floresta: recomendações para implantação. (João Meneguci e Maurel Behling – Embrapa)
Sistemas Agroflorestais (SAF’s): recomendações para implantação. (Diego Antônio e Pérsio Sandir – Embrapa);

Estação 6 – Famato – Novo Código Florestal: qual o impacto para o produtor rural? (Rodrigo Justos – assessor técnico da CNA);

Estação 7 – Campo Agrostológico: opções de plantas forrageiras (Roberta Carnevalli - Embrapa






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/29027/visualizar/