Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 07 de Julho de 2006 às 13:51

    Imprimir


O ex-ditador chileno Augusto Pinochet foi ouvido nesta sexta-feira como parte de uma demanda de indenização de 740.000 dólares reclamada pela filha do sindicalista Benito Tapia, assassinado pela "Caravana da Morte", que executou dezenas de prisioneiros durante a ditadura.

O juiz Raúl Rocha ouviu o general Pinochet no Clube Militar, a leste de Santiago, para estabelecer sua responsabilidade nos crimes cometidos nos primeiros dias da ditadura (1973-1990) por essa comitiva militar. As vítimas, em maioria, integram listas de desaparecidos com os corpos nunca entregues aos familiares.

A "Caravana da Morte" percorreu o Chile entre setembro e outubro de 1973 e o sindicalista foi assassinado na cidade de Copiapó, 800 km ao norte de Santiago. Sua filha, Jéssica Tapia, exige de Pinochet indenização de 400 milhões de pesos (740.000 dólares), informou o advogado Adil Berkovic.

Pinochet, de 90 anos, enfrentou um julgamento como principal acusado da Caravana da Morte, mas a Corte Suprema encerrou o processo sem sanções em julho de 2002, ao aceitar informes médicos que diagnosticaram nele uma "demência moderada".




Fonte: AFP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290303/visualizar/