Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Julho de 2006 às 23:59

    Imprimir


O comandante do 6º Distrito Naval da Marinha do Brasil, contra-almirante Marco Antônio Guimarães Falcão, visitou na tarde desta quinta-feira (06.07) o governador Blairo Maggi. A visita faz parte das apresentações oficiais que o comandante, ao assumir o posto, realiza aos chefes do Executivo nos dois Estados que compõem o Distrito Naval.

O 6° Distrito Naval possuiu jurisdição nos Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e mantém agências das Capitanias dos Portos em Cuiabá, Cáceres e Corumbá. A Marinha está baseada em Ladário desde 1873. No Complexo Naval da cidade estão ancorados oito navios, o grupo de fuzileiros, helicópteros (do 4° Esquadrão), hospital e depósito. O Distrito cont ainda com um efetivo de 1.500 homens, incluindo 400 integrantes do grupo de fuzileiros, sendo que a maioria dele está baseada em Ladário e Corumbá.

Com a função de proteger a fronteira brasileira na região, a Marinha desenvolve outros serviços, como a segurança de navegação nas hidrovias nos dois Estados, atuando na fiscalização e emissão de autorizações para embarcações.

Com um navio-apoio, a Marinha também visita as comunidades ribeirinhas, principalmente em época de cheia nos rios Paraguai e Cuiabá, levando auxílio, remédios, roupas, cobertores e serviços médicos. Neste ano, o navio patrulha Penedo ancorou e permaneceu por uma semana em Santo Antônio de Leverger, realizando atendimento aos moradores ribeirinhos e doação de roupas e alimentos.

A viagem do Penedo, um navio de guerra que possui três metralhadoras e pesa cerca 105 toneladas com 29 metros de comprimento e seis de largura, serviu também para que a Marinha atualizasse um levantamento sobre o rio Cuiabá.

A visita foi acompanhada também pelos secretários de Segurança Pública, Célio Wilson de Oliveira, e da Casa Militar, coronel Orestes Oliveira, do auxiliar do comandante do 6º Distrito, capitão-tenente Anariudo Ferreira Dias, e do comandante da Agência da Capitania dos Portos de Cuiabá, capitão-de-corveta, Cândido Tenório.

História

Presente na Fronteira Oeste desde a criação do Arsenal de Marinha da Província de Mato Grosso, em Cuiabá, em 19 de fevereiro de 1827, com o Arsenal, a Marinha de Guerra do Império deu o primeiro passo para o estabelecimento de um ponto de apoio sobre a rota fluvial de penetração ao norte da Província.

O primeiro comandante foi o Oficial da Armada Augusto João Manoel Leverger, que ingressou na Marinha brasileira em 1822 e foi designado pelo imperador Dom Pedro I a construir na Província mato-grossense um arsenal de guerra marinho, em 1837.

Denominado Trem Naval de Mato Grosso, o arsenal conduzido pelo francês Augusto Leverger foi fundamental na defesa da fronteira brasileira durante a Guerra do Paraguai. Por sua atuação durante a batalha, Leverger recebeu do imperador Pedro II o título de Barão de Melgaço. Na Marinha, Leverger chegou ao posto de Almirante de Esquadra.

Ao longo dos anos, em decorrência de dificuldades econômicas locais, tais como escassez de madeiras para construção naval, difíceis condições de navegabilidade do rio Cuiabá e, naturalmente, como conseqüência da Guerra da Tríplice Aliança, a Marinha cogitou a transferência do Arsenal para outra localidade.

Dessa forma, em janeiro de 1873 foi determinada a construção do Arsenal de Marinha de Ladário, a cargo de Manuel Ricardo da Cunha Couto, sendo sua pedra fundamental lançada em 14 de março daquele ano.

Até 1933, o Arsenal teve vida própria, sendo dirigido por um Inspetor. Em 10 de junho de 1933, foi criado o Comando Naval de Mato Grosso, ao qual o Arsenal passou a se subordinar. O Arsenal teve sua denominação alterada para Base Fluvial de Ladário em 1945 e, nesse mesmo ano, o Comando Naval de Mato Grosso passou a denominar-se Sexto Distrito Naval.

O Comando do Sexto Distrito Naval é uma Organização Militar da Marinha do Brasil, localizada na Região Centro Oeste do País, englobando uma faixa de fronteira em área considerada indispensável para a Segurança Nacional .

Tem jurisdição sobre os Estados de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul e a ação de presença constante de suas Forças Operativas se constitui num importante e necessário fator de segurança, principalmente nas regiões de fronteira com a Bolívia e Paraguai .





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290419/visualizar/