Morte de executivo da Enron gera confusão na Wikipedia
Na última versão disponível no site, os internautas afirmam que Lay morreu por conta de uma doença na artéria coronária. Segundo um pastor da igreja freqüentada pelo executivo, sua morte está relacionada a um "aparente ataque cardíaco".
A Reuters afirma que por volta das 14h GMT (10h no horário de Brasília), a informação sobre a morte foi adicionada ao texto com a biografia do executivo. Às 14h06 (GMT), alguém escreveu que "aparentemente se tratava de suicídio".
Dois minutos depois, as possibilidades eram "ataque cardíaco ou suicídio" --também às 14h08 (GMT), a informação mudou para "as causas da morte ainda devem ser determinadas". Às 14h09, o texto dizia que "nenhum detalhe foi oficialmente divulgado", enquanto às 14h11 os usuários leram: "a culpa por arruinar muitas vidas finalmente [sic] o levou ao suicídio".
Cerca de um minuto depois, entrou a versão sobre o ataque cardíaco que, às 14h39 (GMT), foi "incrementada". "Especula-se que a causa do ataque cardíaco tenha sido o estresse vivido pelo executivo por conta do julgamento do caso Enron", dizia o texto.
A Enron, gigante americana do setor de energia, pediu concordata em dezembro de 2001, após ter sido alvo de uma série denúncias de fraudes contábeis e fiscais. Com uma dívida de US$ 13 bilhões, o grupo arrastou consigo a Arthur Andersen, que fazia a sua auditoria. O pronunciamento da sentença de Lay estava previsto para a segunda quinzena de outubro.
Comentários