Pavin já vinha auxiliando o prefeito interino na administração (Foto: Divulgação/Prefeitura de Colombo)
O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) publicou nesta quarta-feira (6) uma decisão que permitirá à prefeita eleita de Colombo, Beti Pavin (PSDB), assuma o cargo. Ela havia sido impedida de assumir a função pela Justiça Eleitoral, mas recorreu ao TSE. A decisão do ministro Marco Aurélio Mello é monocrática, ou seja, pode ainda ser questionada no plenário do órgão.
Pavin foi impedida de tomar posse devido ao fato de as contas da prefeitura, na época em que administrou a cidade, terem sido rejeitadas pelo Tribunal de Contas do Estado (TCE). A decisão de inelegibilidade dela foi tomada ainda antes das eleições de 2012, mas como ela não indicou outro nome para encabeçar a chapa, os votos concedidos a ela forma considerados nulos.
Porém, como Pavin obteve mais de 50% do total de votos registrados, a posse do segundo colocado, Zé Vicente (PSC), foi inviabilizada. Assumiu então, interinamente, o presidente da Câmara Municipal, José Renato Strapasson (PTB). Caso o Pleno do TSE reverta a decisão do ministro Mello pelo deferimento da candidatura dela, uma nova eleição deve ser convocada no município.
Para Pavin voltar a comandar a cidade, é preciso que o TSE envie cópia da decisão ao Tribunal Regional Eleitora do Paraná (TRE-PR), o que ainda não havia sido feito até as 17h desta quarta. Por sua vez, o TRE deverá notificar o município de Colombo para que a troca seja efetivada.
Comentários