Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 06 de Julho de 2006 às 15:23

    Imprimir


A população de quase três mil habitantes da comunidade Santa Clara, antiga Ponta do Aterro, localizada no ponto extremo do Oeste do Estado, distante 180 quilômetros da sede do Município, Vila Bela da Santíssima Trindade (510 km a Oeste de Cuiabá), recebeu ontem (06) a visita do governador Blairo Maggi para reivindicar a regularização das terras e a emancipação política.

O governador explicou aos moradores a impossibilidade do Estado em emancipar o local, uma vez que, atualmente, a atribuição em criar novos municípios no País é de exclusividade do Governo Federal.

Santa Clara está situada próxima à fronteira com a cidade boliviana de San Vicente e a maioria dos moradores descende de bolivianos. Próximas à vila estão outras comunidades como Santa Mônica, Morrinhos e Nossa Senhora Aparecida, cujas famílias utilizam os serviços de escola, mercearia e de atendimento médico na Santa Clara.

Por ser uma área fronteiriça, parte das terras ocupadas pelas famílias ainda não possui documentação, o que depende em sua maioria da regularização promovida pela União. O que cabe ao Estado na regularização fundiária, o governador já havia encaminhado anteriormente ao Instituto de Terras de Mato Grosso a determinação para a demarcação dos lotes.

Em resposta às reivindicações dos moradores, como a emancipação, o governador argumentou que, primeiramente, é necessário organizar a vila com a formação de um núcleo urbano para em seguida tomar as demais providências juntamente com o Município, na construção de casas populares, posto médico, entre outras necessidades apontadas.

“O que deve ser feito é a organização da localidade aos poucos para quando for possível a emancipação, a vila já poder contar com estrutura suficiente sem necessitar depender do município”, explicou.

Na avaliação do prefeito de Vila Bela, Wagner Silveira, a regularização fundiária da região é a maior necessidade e fator de tranqüilidade para os municípios próximos e também aos proprietários de terras ao redor das comunidades. “Com a regularização, que cabe mais a União, a população busca liberdade cívica para adquirir seu sustento de forma correta e cívica”, destacou.

Uma área de dez hectares foi doada em Santa Clara pelo produtor rural Luciano Barbosa, para a construção do Posto de Saúde da Família e do núcleo habitacional.





Fonte: Olhar Direto

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290486/visualizar/