Projeto inovador de esmaltação eletrostática é realizado em Mato Grosso
“O processo da esmaltação já é utilizado em telhas, mas em tijolos é a primeira vez no país. Mato Grosso é pioneiro nesta inovação”, informa o técnico responsável pelo Laboratório de Tecnologia da Cerâmica e da Construção Civil do Senai-MT, Edvaldo Costa Maia. O sistema é um dos mais modernos e avançados revestimentos para peças que necessitam alta proteção e alto nível de acabamento, tanto para fins decorativos quanto para funcionais.
O departamento nacional (DN) do Senai disponibilizou recursos financeiros para a compra do equipamento, e o Senai-MT realizou o processo na empresa, que foi parceira na concretização. O projeto foi desenvolvido em atendimento ao ‘Edital Senai – Inovação 2005’, que visa fomentar projetos em desenvolvimento experimental e/ou pesquisa aplicada, com ênfase em Inovação Tecnológica. Para o gerente da Unidade Estratégica de Tecnologia (Unitec) do DN do Senai, Orlando Clapp, a ação só possível graças a aplicação e a competência da equipe do Senai de Mato Grosso. “Recebemos projetos de todos os Estados do país e apenas sete foram selecionados. Isso demonstra a qualidade do trabalho”, avalia.
Empresário do ramo ceramista há 10 anos, o proprietário da Cerâmica Lavaqui, José Lavaqui Sobrinho, está satisfeito em ser o primeiro a desenvolver o processo no Brasil. “Já realizamos vários testes com as cores nos blocos cerâmicos e dentro de 20 dias vamos iniciar a comercialização do novo produto. Agradeço ao Senai por acreditar e apoiar o projeto. Estamos mudando o conceito do setor ceramista do Estado”, disse.
Entre diversas vantagens da ‘esmaltação eletrostática’, destacam-se a durabilidade, facilidade e rapidez na troca das cores, baixo consumo de ar nas estufas (economia de energia), alto rendimento e baixa agressividade ao meio ambiente e ao ser humano. Além disso, com o novo processo, o produto terá maior valor agregado. De acordo com o proprietário da Cerâmica, o valor poderá chegar a 50%. “Atualmente, o milheiro de tijolos custa em torno de cerca de R$ 350,00. Com a esmaltação poderemos comercializá-lo por R$ 500,00”, informa ele.
Comentários