Secretaria Municipal de Trabalho de Cuiabá abre inscrições para novos feirantes
A pretensão da Prefeitura de Cuiabá é organizar um banco de dados para verificar quais os ramos de atividade há excesso e quais há falta nas feiras livres. Xaxim exemplifica ao dizer que o ramo de calçados e confecções é que detêm maior quantidade nas feiras livres, visto que não se trata de um bem perecível. Por outro lado, há falta de atividades como a piscicultura nas feiras livres. “As inscrições podem ser feitas para qualquer feira livre de Cuiabá. A instalação do feirante vai depender da necessidade das feiras e das vagas ociosas”, reforça.
O recadastramento realizado anteriormente mostrou que Cuiabá tem pelo menos 960 feirantes. “Com a abertura das inscrições, nossa expectativa é que o número de feirantes suba para 1,5 mil em Cuiabá”, destaca o coordenador. Pela legislação municipal, cada feira livre precisa ter pelo menos 100 pontos de venda com boxes (bancas) com tamanho de 4 metros quadrados (2 x 2). Por conta da Lei de Permissão, Uso e Ocupação do Solo os feirantes necessitam fazer o recolhimento de um tributo específico para essa atividade no valor R$ 7,20 por box padrão.
“O tributo não só permitirá um gerenciamento mais eficaz das feiras, como permitirá ao poder público oferecer um espaço mais apropriado para feirantes e consumidores”, avalia.
Xaxim esclarece que as inscrições poderão ser feitas até o dia 10 de agosto. Após esse período, os feirantes terão que passar por cursos de qualificação oferecidos pela própria Secretaria Municipal de Trabalho, Desenvolvimento Econômico e Turismo.
Entre os setores que operam nas feiras livres estão: calçados e confecções, carnes, frutas, verduras e hortaliças, perfumaria, cosméticos, brinquedos, artesanato e lanchonete. Nesta terça-feira (27), em virtude do jogo Brasil x Gana, partida válida pelas oitavas de final na Copa do Mundo 2006, na Alemanha, excepcionalmente, a secretaria não receberá inscrições para novos feirantes. Para informações relativas ao recadastramento o telefone é o 3051-9059.
Agência de Notícias dos Municípios/Assessoria da Prefeitura
Comentários