Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 05 de Julho de 2006 às 07:49

    Imprimir


As escolas têm autonomia para estabelecer as férias de julho no período que quiserem, desde que respeitem os 15 dias mínimos previstos em lei. A Escola Municipal de Ensino Básico Gláucia Maria Borges Garcia, no Despraiado, em Cuiabá, tem um motivo especial para usar desta autonomia. A diretora Mariluce Rodrigues da Silva Souza explica que na região é cultural queimar lixo e na época mais forte de seca incêndios deixam o ar insuportável. "As crianças adoecem muito e decidimos parar no meio do ano nas duas primeiras semanas de agosto".

O presidente do Sinepe/MT, Gelson Menegatti Filho, destaca que a escola particular que quiser nem precisa dar esta parada, mas a maioria faz isso mais por uma questão cultural. Conforme ele, é difícil descansar tanto e dar conta de cumprir os 200 anos letivos obrigatórios. "As públicas nunca cumprem".

Transporte - Férias escolares mudam a dinâmica do tumultuado trânsito da Capital. Pelos cálculos do diretor municipal de Trânsito, Rafael Detoni, cai no máximo 20% o número de carros nas ruas em horários de pico, como das 7h às 8h e das 12h às 13h e no final do dia das 17h às 18h. O diretor de Transporte, Cláudio José da Silva, já avisa que estão sendo feitas apurações de como as escolas públicas e particulares vão proceder nestas férias. Com base nisso autorizará a redução da frota de ônibus e o bloqueio dos passes estudantis.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290774/visualizar/