MT terá censo agropecuário em 2007
O chefe da agência do IBGE em Rondonópolis, que abrange todo o Sul do Estado, Carlos Antônio Neto Santos, destaca que ainda não há levantamento sobre o número de propriedades (fazendas, chácaras e sítios) que receberão os pesquisadores.
O último censo agropecuário foi realizado há dez anos, em 1996. Como a atualização acontece a cada cinco anos, a pesquisa deveria ter ocorrido em 2001. Em função do contingenciamento de recursos do órgão a trabalho foi adiado.
O início do levantamento está previsto para acontecer no dia 16 de abril de 2007. O trabalho de campo terá duração de aproximadamente quatro meses, mas poderá ser prorrogado de acordo com a necessidade. No mesmo período acontece a contagem populacional, para atualização dos dados demográficos.
O levantamento populacional, feito a cada 10 anos, deveria ter acontecido no ano passado, mas também sofreu alteração, com o corte no orçamento do IBGE. A contagem será feita em todos os municípios com menos de 170 mil habitantes até 2005.
Rondonópolis possui uma população estimada em 166,830 mil habitantes. Nas demais cidades a atualização será feita por estimativa.
Santos acredita que a tendência é que Rondonópolis, por exemplo, tenha mais habitantes do que o estimado pelo IBGE. Já cidades como Tesouro e Juscimeira podem apresentar redução na população.
De acordo com Santos, será a primeira vez que o levantamento será totalmente informatizado, com o uso de computadores de mão (palm tops). Isto trará mais agilidade para a divulgação dos resultados, o que deverá acontecer no segundo semestre de 2007.
“Os equipamentos já fazem a crítica do questionário aplicado”, explica. Ele não informou os custos para realização do censo na região Sul, mas destaca que será um trabalho de qualidade.
CONCURSO – Em setembro o IBGE vai abrir as inscrições para o concurso que vai selecionar os profissionais temporários que farão o trabalho de recenseamento. Na região Sul serão 219 vagas.
A remuneração para os agentes de coleta municipal é de R$ 800. Os agentes de coleta supervisores receberão R$ 700. O salário dos recenseadores depende da produtividade. O cálculo é feito de acordo com o número de questionários aplicados. Os agentes de coleta tomarão posse em fevereiro, quando passarão por um período de treinamento. Os recenseadores serão contratados em março.
Comentários