Comércio registra retração nas vendas e aumento da inadimplência
Em nenhum mês deste ano as consultas ultrapassaram os índices registrados no ano passado. Neste primeiro semestre, o mês de maio registrou o maior número de vendas em decorrência das compras para o Dia das Mães.
O diretor executivo da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Maurício Pugas lembra que antes de ir às compras as pessoas precisam fazer um planejamento para quitá-las e se tiver débitos na praça, priorizar a retirada do nome do cadastro do SPC antes de fazer novos compromissos.
Ele ressalta que os números da inadimplência revelam que as pessoas estão tendo mais dificuldade em quitar o que devem na praça. “O que podemos observar é que em relação ao primeiro semestre do ano passado, o dobro de pessoas não está conseguindo retirar o nome do SPC, o que é preocupante”, declarou.
Segundo Maurício, o planejamento é palavra chave para o equilíbrio das contas e faz um alerta para os lojistas: “é preciso investir na capacitação de profissionais do crediário. O funcionário do setor precisa conversar com o cliente antes de liberar o crédito e verificar se a pessoa terá mesmo como pagar pela compra. Na crise em que estamos não podemos liberar a compra sem ter a mínima segurança para receber pelo produto”.
Reciclagem
Para amenizar o problema da inadimplência e respaldar os lojistas na hora da concessão de crédito, a CDL está trabalhando numa campanha educativa de combate a inadimplência. Dois mini-cursos estão sendo preparados para reciclar os funcionários das lojas, um de análise de crédito e outro de cobrança.
Junho
A queda no número de consultas em junho deste ano foi de 17% se comparada ao mesmo período do ano passado. Foram registradas 19.221 consultas contra 23.171 em 2005. O número de pessoas que tiveram os nomes incluídos no SPC subiu 52% e de exclusões, já as exclusões estão em queda. No mês passado elas registram retração de 3%.
Comentários