Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Julho de 2006 às 05:53
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Os pequenos agricultores da Baixada Cuiabana contam agora com o apoio do Instituto de Metrologia e Qualidade de Mato Grosso (Imeq). Por meio de um convênio de cooperação técnica celebrado entre o órgão e o Consórcio de Segurança Alimentar e Desenvolvimento Local (Consad), serão realizados cursos de qualificação aos pequenos produtores com o objetivo de orientá-los quanto às exigências legais de certificação de qualidade para exposição e comercialização dos produtos oriundos das comunidades rurais da Baixada.

Além dos treinamentos, o Imeq cedeu ao Consad um veículo, que será utilizado nas ações desenvolvidas nos municípios integrantes do consórcio. Compõem o Consad os Municípios de Cuiabá, Acorizal, Barão de Melgaço, Chapada dos Guimarães, Jangada, Nossa Senhora do Livramento, Poconé, Rosário Oeste, Santo Antônio de Leverger e Várzea Grande.

De acordo com o presidente do Consad, Washington Mansor, os agricultores familiares encontram muitas dificuldades na hora da comercialização da produção. “Isso se deve, na maioria das vezes, porque os pequenos produtores possuem a matéria-prima e o conhecimento da produção, mas ainda não sabem explorar este potencial na hora da comercialização.

Falta orientação sobre os critérios legais no âmbito metrológico e de certificação destes produtos, que assegura ao consumidor a procedência e a qualidade do que ele está comprando”, disse.

Ainda de acordo com o presidente do Consad, a parceria com o Imeq integra um conjunto de ações que já vêem sendo desenvolvidas com as comunidades tradicionais da Baixada Cuiabana. Washington destacou o selo que foi criado para identificar os produtos oriundos destas comunidades. “Com certeza o Immeq terá um papel fundamental na hora da validação deste selo e no acompanhamento da utilização correta do mesmo.

Esses produtos ainda não possuem uma marca oficial, que os personalizem para o mercado local e nacional. São doces de frutas, derivados de cana-de-açúcar e pescados, que prezam pela qualidade, produção social e ambientalmente responsável, agroecologia, segurança alimentar e comércio justo”.

Agroindústrias

Ainda dentro do programa de apoio à melhoria das condições socioeconômicas das famílias da Baixada Cuiabana, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego, Cidadania e Assistência Social (Setecs), tem trabalhado no desenvolvimento sustentável destas comunidades com a implantação de agroindústrias.

A Setecs articulou junto ao Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) a disponibilização de recursos para implantação de cinco agroindústrias de pequeno porte nos municípios de Barão de Melgaço (pescado), Santo Antônio do Leverger (cana-de-açúcar), Jangada (processamento de frutas), Várzea Grande (processamento do Pescado) e Cuiabá (processamento de frutas).

Com estas agroindústrias, os produtos primários produzidos na região da Baixada Cuiabana e originados da fruticultura, cana-de-açúcar e pescado estão ganhando valor através do beneficiamento e transformação, permitindo a produção e comercialização de alimentos baratos e nutricionalmente adequados, reduzindo os índices de insegurança alimentar e fortalecendo o desenvolvimento local sustentável.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário