Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 04 de Julho de 2006 às 05:52

    Imprimir


O Instituto de Defesa Agropecuária de Mato Grosso (Indea -MT) divulgou na tarde desta segunda-feira (03.07), por meio da Coordenadoria de Controle das Doenças dos Animais (CCDA), os números relativos à segunda etapa de vacinação do rebanho mato-grossense contra a febre aftosa. Nesta segunda etapa ocorrida em maio último foram vacinadas 98,86% das 10.402.488 cabeças programadas.

Segundo o coordenador Irineu Barbieri, o trabalho foi avaliado pelos técnicos como positivo, já que tanto em número de cabeças quanto em número de propriedades eles superaram aos da mesma etapa do ano passado. “Em 2005, nós conseguimos garantir a vacinação de 10.178.015, ou 98,51%, e isso se deve ao trabalho permanente de conscientização do pecuarista para a importância de mantermos nosso rebanho livre da aftosa”, ressaltou ele.

Irineu destacou ainda que para o sucesso da etapa foram contratados 164 vacinadores pelo Fundo Emergencial contra a Febre Aftosa (FEFA), fora o pessoal técnico do órgão. Outra medida do Indea, que contribuiu para uma maior e mais eficiente cobertura vacinal, foi a instituição de comitês de sanidade animal, sobretudo em assentamentos, onde estão os pequenos criadores e rebanhos menores.

Barbieri informou que só o município de Alto Paraguai não atingiu o índice de 90% de animais vacinados exigido pela a Organização Internacional de Epizootia (OIE). Contudo, ele espera que na terceira etapa o número seja atingido, ou superado, já que o Indea-MT planeja ações dirigidas para estes casos.

Sobre as dificuldades, Irineu lembra que o Estado é campeão de pequenas propriedades, atingindo 55% as que possuem até 100 cabeças. “É onde o pessoal de apoio permanece algum tempo para localizar essas propriedades para fiscalizar a vacinação”, observou.

O coordenador explicou que o objetivo das três etapas é atingir a totalidade do maior rebanho bovino do país, atualmente com 26.844.149 animais. Ele explicou que a primeira etapa de vacinação ocorre em fevereiro quando são vacinados animais de zero a 12 meses.

Na segunda etapa, concluída em maio foram vacinados aqueles de zero a 12 meses, mais os que ultrapassaram essa idade até 24 meses e na terceira etapa, a se realizar em novembro próximo, a previsão é a de que sejam vacinados todos os animais.





Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290932/visualizar/