Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 04 de Julho de 2006 às 03:50

    Imprimir


O enviado especial sobre temas de segurança do Governo sul-coreano, Song Min-soon, partiu hoje com destino a Washington para examinar com as autoridades americanas a crise provocada pelos preparativos norte-coreanos para lançar um míssil intercontinental.

Song, secretário-chefe de Relações Exteriores e Segurança Nacional, vai passar três dias nos Estados Unidos para discutir a crise e procurar uma forma de reatar o diálogo nuclear com a Coréia do Norte, informaram fontes oficiais.

O representante sul-coreano vai se reunir com a secretária de Estado americana, Condoleezza Rice, o conselheiro presidencial de Segurança Nacional, Stephen Hadley, e congressistas americanos.

A viagem faz parte dos esforços da Coréia do Sul para reativar o processo de diálogo com China, Rússia e Japão sobre o programa de armas nucleares do regime norte-coreano.

A Coréia do Norte se retirou das conversas em novembro e ressaltou que só voltaria quando os EUA retirassem as sanções impostas a instituições financeiras norte-coreanas acusadas de lavagem de dinheiro.

Recentemente, a China, país anfitrião das negociações, propôs uma reunião extra-oficial sobre as armas nucleares da Coréia do Norte na cidade chinesa de Shenyang. Mas as autoridades norte-coreanas não responderam.

Antes de embarcar, Song admitiu a possibilidade de uma reunião oficiosa. No entanto, deixou claro que agora é a Coréia do Norte que deve dar o próximo passo, citou a agência "Yonhap".





Fonte: EFE

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/290954/visualizar/