Publicação do MEC traz novas recomendações para ensino médio
Anteriormente, essas matérias eram apenas abordadas no contexto de outras disciplinas. Na nova publicação, também foi dedicada uma atenção especial às orientações curriculares para o ensino do espanhol. A diretora de Políticas de Ensino Médio do MEC, Lúcia Lodi, explicou que a publicação não é uma cartilha, com regras a serem seguidas de forma obrigatória.
"A motivação para elaboração deste documento consistiu em oferecer ao professor um conjunto de reflexões nas diferentes disciplinas que compõem a grade curricular do ensino médio que possam alimentar a prática docente."
Segundo a diretora, a preocupação "era propor um documento em que o professor também pudesse se enxergar, ele também participou do processo de elaboração". "Procuramos criar uma situação em que fosse assegurada a participação, não só do dirigente do sistema de ensino, como também do professor que está regendo a classe", completou.
De acordo com Lúcia Lodi, a publicação é resultado do debate ocorrido durante cinco seminários regionais e um seminário nacional, que teve a participação dos secretários estaduais de educações e professores universitários que têm como objeto de estudo a grade curricular do ensino médio. As orientações servirão para todo o sistema escolar, ou seja, para escolas públicas e particulares.
Comentários