Mercado já prevê inflação de menos de 4% neste ano
O Boletim Focus mostra que a expectativa de IPCA (principal índice de preços ao consumidor brasileiro) neste ano caiu abaixo de 4% pela primeira vez. Os analistas prevêem inflação de 3,96%, contra 4,04% do boletim da semana passada.
Para efeito de comparação, a taxa de inflação ao consumidor dos Estados Unidos ficou em 4,2% nos últimos 12 meses até maio, um índice superior ao esperado para o Brasil neste ano. Nos EUA, têm pressionado a inflação principalmente as altas do preço do petróleo e energia.
No Brasil, a previsão de inflação de 3,96% representa a quinta queda consecutiva. Há quatro semanas, o mercado previa um índice de 4,31%.
A meta de inflação para este ano é de 4,50%. Favorecem um resultado inferior a esse a queda da cotação do dólar, o crescimento modesto da economia brasileira e o rigor do Banco Central ao estabelecer a taxa básica de juros da economia brasileira (Selic).
Em junho, o mercado acredita que o IPCA deve ter deflação de 0,10%. A expectativa da semana anterior era de -0,05%.
Com os preços bastante controlados, o mercado acredita na continuidade da redução dos juros. A expectativa é de que o Copom reduza a taxa básica de 15,25% para 14,75% em sua próxima reunião. Até o final do ano, os juros cairiam para 14,38%, segundo o Boletim Focus.
Comentários