Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 03 de Julho de 2006 às 06:57

    Imprimir


Até maio, o total de acidentes nas rodovias do Estado chegou a 903, com 622 feridos, 70 mortos e 1,4 mil veículos envolvidos. No ano passado, foram registrados 1,17 mil ocorrências, cerca de 10% a mais que este ano. As BRs 364, 163 e 070 são, respectivamente, as que concentram o maior fluxo de veículos e acidentes, que oscilam entre 10 e 20 mil por dia em período de safra. Dados da Polícia Rodoviária Federal (PRF) de 2003 mostravam uma média de 95 acidentes por dia na 364 e mais de 36, na 070.

Em 2005, a segunda maior causa de ocorrências nas estradas federais eram os buracos, item que só perdeu para a falta de atenção dos motoristas. Foram registrados 169 acidentes devido a falta de manutenção das pistas, 174 por descuido (atender celular, trocar CD, etc) do condutor e 129 por desrespeito à distância de segurança.

Apesar dos motoristas continuarem bastante desatentos, a situação mudou nos primeiros meses deste ano. Os buracos, para a PRF, hoje ocupam o último lugar do ranking, atrás da perda de controle do veículo e defeito mecânico. O inspetor da PRF, Alessandro Dorileo, explica que é muito comum aconteceram acidentes devido a falta de respeito da sinalização, ultrapassagem em faixa contínua, parada em local indevido e, principalmente, alta velocidade (acima de 100 km/h).

"A pessoa faz um média de quanto precisará para chegar a determinado destino e se acontece qualquer empecilho durante o trajeto coloca em risco a própria vida e a dos outros".

Dorileo conta que na BR-163, entre Cuiabá e Jangada, é comum carros de passeio irem para a contramão em razão dos buracos e, para desviar, os carreteiros jogam o veículo para o acostamento. Muitos tombam, perdem a carga, e ninguém para para ajudar. (RD)





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291108/visualizar/