Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Segunda - 03 de Julho de 2006 às 04:44

    Imprimir


Em tempos de escândalo do "mensalão" e da máfia dos "sanguessugas", cerca de 20% do Congresso brasileiro - mais de 100 parlamentares - estão sob investigação do Ministério Público Federal ou respondem a processo criminal perante o Supremo Tribunal Federal (STF), instância máxima da Justiça, reponsável por julgar deputados e senadores.

De acordo com o jornal O Estado de S.Paulo, de junho de 2003 a junho de 2006, a Procuradoria-Geral da República pediu abertura de inquérito criminal contra 74 deputados e três senadores e ofereceu denúncia contra outros 45.

Quarenta inquéritos foram instaurados pelo procurador Claudio Fonteles, que comandou o Ministério Público Federal durante dois anos, enquanto o sucessor, Antonio Fernando de Souza, pediu inquéritos contra mais 25 parlamentares e já prepara novo procedimento jurídico contra outros 30. todos envolvidos no chamado escândalo dos sanguessugas ¿ desvio de verbas federais para compra de ambulâncias superfaturadas. Dos 40 que Antonio Fernando denunciou no escândalo do mensalão, 13 são deputados.

Entre os réus em ações no STF estão José Dirceu, Hildebrando Pascoal, Waldemar Costa Neto e Jader Barbalho. Dirceu e Hildebrando foram cassados pela Câmara. Costa Neto renunciou. Jader tem novo mandato, mas chegou a ser preso em 2003.





Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/291135/visualizar/