Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quarta - 06 de Fevereiro de 2013 às 08:38
Por: Gabriela Galvão

    Imprimir


O prefeito de Alta Floresta Asiel Bezerra (PMDB) decretou situação de emergência no município nesta terça (05) devido às péssimas condições das estradas. Segundo levantamento, a estimativa é de que pelo menos 30 pontes e 20 valas de escoamento das águas precisam ser recuperadas. Sem recursos para solução imediata, o peemedebista deve buscar ajuda junto ao governador Silval Barbosa (PMDB).

De acordo com Asiel, muitas estradas municipais e estaduais estão interditadas, assim como inúmeras pontes caíram devido ao excesso de chuva dos últimos dias e a prefeitura tem condições de atender apenas 30% dos problemas. "Nós temos recurso, mas não conseguimos resolver sozinhos. Estamos aguardando o levantamento que será feitos pelos técnicos da defesa civil para procurar o governador", relatou.

Com mais de 2 mil quilômetros de estradas secundárias, Alta Floresta está com 90% das pontes e 70% da malha viária comprometida. Segundo o secretário de Infraestrutura Adir Kozerski, os trabalhos de recuperação devem demorar 60 dias, sendo que há necessidade de cinco equipes cada uma com cinco homens para solucionar os problemas. Além disso, é preciso pelo menos uma pá-carregadeira e um caminhão.

O decreto de emergência, por sua vez, permite que a prefeitura contrate funcionários de forma emergencial e por tempo determinado, bem como a locação de maquinário e aquisição de material, mas não há recurso em caixa. “Sabemos que a situação é critica, nesse momento estamos atendendo uma emergência que está impedindo o escoamento da produção de soja, leite e gato, por exemplo. Esta praticamente impossível trafegar em alguns locais, mas dentro do possível estamos fazendo trabalhos paliativos e socorrendo onde está mais crítico”, pontuou o secretário.

A situação das estradas, principalmente as do Norte do Estado, inclusive, foram amplamente discutidas na sessão desta terça da Assembleia. Os deputados Ademir Brunetto (PT), cuja base eleitoral é Alta Floresta, e Zé Domingos Fraga (PSD), de Sorriso, subiram à tribuna para pedir providência ao governo do Estado.





Fonte: RDNEWS

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/29115/visualizar/